sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Passeio no zoo mexicano!

Num Domingo de manhã cedinho, lá pelas 10 (não é muito cedo, mas o Zoo abre às 9h), estacionámos o carro no Bosque de Chapultépec, em frente ao Museu de Arte Moderna, fomos avisados de que o estacionamento fechava às 16.30 e pensei com os meus botões: não precisamos de tanto tempo para ver as feras!
Depois de andarmos bastante, à toa e sempre em frente, passando por dezenas de barraquinhas de "comes e bebes", brinquedos, trelas para crianças, etc : chegámos ao Zoo!!
À entrada tinha uns avisos de que não se podia entrar com mochilas, alimentos ou bebidas! Ficámos logo aborrecidos, pois com a banitita a querer as suas "boa'chinha" , a sua "ábua", sem falar em querer "papal" a "xopa", a "xixa" ou o "agoz", como é que nos íamos aventurar a entrar?! Fizemos de conta que não tinhamos percebido os avisos e avançamos para a fila confusa de mexicanos altos, baixos, gordos, magros, morenos e louros. Logo um Sr. Fardado (há muitos no México e nem sempre são polícias), nos fez sinal para avançarmos para ao pé dele. Revistou a minha mala e a mochila da banitita que tinha iogurtes, bolachas, água, boiões de comida, não fez comentários e mandou seguir.
Avançámos rápidamente, uma vez que não se paga entrada. Vimos logo uma loja a anunciar a venda de mapas do zoo, ainda demoramos alguns minutos a perceber que a loja estava fechada, tal era a quantidade de pessoas à nossa frente que como nós também queriam comprar o mapa ou qualquer outro objecto!
Como tinha pouca sinalização, andámos às cégas, apalpando terreno para não deixar nenhuma bicheza para trás. À esquerda, o edifício das borboletas que não visitámos, em frente e à direita o desconhecido!!! Sem qualquer sinalização avançámos para a esquerda e depois em frente, onde encontrámos os ursos panda, cisnes brancos e negros. Regressados, à 1ª encruzilhada, avançámos em frente, demos de cara com "As Serpentes Mais Venenosas do Mundo" onde descobrimos espécies venenosas que há no México!! Sempre em frente, seguindo a multidão de mexicanos velhos, novos, crianças, reçém nascidos, homens e mulheres e sempre esperando uma vaga na confusão de gente encostada à protecção que nos separava da bicheza, vimos: o "ipopotame", o "lião", o "lefanfe", os "acacos", a "tirafa", o "usso", o "ginocegont", o "bisont", muitos antílopes e aves de toda a espécie, cor e feitio. A banitita ficou mais impressionada com o "ipopotame" porque ele virou-se para o público e bocejou abrindo a sua bocarra enorme, deixando à vista a sua lingua cor de rosa e as dentuças! A banitita adormeceu, cansada de tanta emoção e como a saída era pelo Aviário, que ficava no fim do Bosque, tivemos de dar a volta toda ao contrário mas desta vez, fora do zoo, mais uma vez seguindo as pessoas que iam saíndo do Zoo. Novamente sem sinalização, conseguimos encaminharmo-nos para a zona da saída do Bosque que coincide com o caminho que vai dar à entrada no Zoo, onde nos cruzámos com uma multidão de familias no sentido contrário ao nosso!
Por isso é que nos avisaram de que o estacionamento era só até às 16:30, porque o povo Mexicano aos Domingos vai passear ao zoo e ficam lá todo o dia!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ritinha como se está a dar a Marianita?
Muitos beijinhos...

Anónimo disse...

Deve ter sido muito gira essa ida ao zoo!!! Cada vez mais mexicanitos!!!!
Muito beijinhos!!!
Magali