quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dêem-me o guião!

Tendo andado a ver muitos blogues de mães e de quase - mães, li num deles que a autora ia privatizar o seu blog, fui ler os comentários e li um que me deu vontade de rir, abanar a cabeça e lembro-me de pensar como é que as pessoas pensam assim!!!
No tal comentário a autora dizia que a outra autora (a do blog) fazia bem em privatizar o seu blog, pois ela tal como a primeira, punha muitas fotografias dela e dos seus filhos, por uma questão de segurança ela tinha feito o mesmo, assim tinha mais controlo sobre quem lia o seu blog, visto que já os "conheciam". Nada mais errado! É sempre um risco por fotos seja de quem for! Expor a vida do próprio e da familia, é sempre arriscado... Por isso tanta gente usa iniciais e nomes fictícios, para proteger a identidade tanto de quem escreve como a de sobre quem se escreve. Quem nos garante a nós que as pessoas que querem fazer mal, não estão à "coca" e não nos fazem comentários regulares sob a identificação da estrelinhadeluz ou da pipoquinhas? Mais: os "maus" podem dar o seu mail para que continuem a ter acesso garantido à vida privada do autor. Desta forma, como é que se ganha protecção?
Por isso, se se quer expor a sua vida pessoal e familiar, devemos usar tudo o que estiver ao nosso alcançe para protegermo-nos a nós e aos nossos da exposição às claras.
Claro que é muito irritante a pessoa querer ler o blog tal porque tem um nome giro, ou porque é mencionado num outro blog a história de não-sei-quem que faz-não-sei-quê e não podemos porque está privatizado!!
Outra coisa que me irrita, é que as pessoas ponham comentários moderados, i.e. só te deixo publicar, depois de ler e aprovar o que escreveste. Irrita-me solenemente que o que nos vai na alma, tenha de ser "corrigido" pela censura! Então eu não posso escrever nada sem que tenha sido préviamente aprovado?? Onde fica a espontaneadade e a liberdade de expressão? No tinteiro, não é? Dêem-me o guião que eu digo o que vocês querem que eu diga!
Claro que isto sou eu que só quero ler e escrever coisas boas (se não for para ajudar, prefiro ficar calada), sei que pode haver outros que não querem só ler...

Sem comentários: