quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como tirar um passaporte para uma criança no México em 679 passos simples!!

Estamos para registar o Tigas desde que ele nasceu... Segundo aquela barrinha lá em cima, há 1 mês, 3 semanas e 4 dias! Porquê a demora, perguntam vocês?? Pois. Perguntam bem!
Primeiro foi preciso o certificado de nascimento que deveria ter sido dado no hospital antes de termos tido alta e se esqueceram, depois tivemos de marcar uma hora no registo civil aqui do Pueblito com 2 testemunhas e um advogado, depois foi preciso ir tirar fotos, depois foi preciso uns papéis da pediatra dele com declaração de honra em que atesta que já nos conhece há pelo menos 5 anos (curioso visto que só estarmos a viver no México há 2 anos...), bem como a cédula profissional dela, depois foi preciso marcar hora para ir tirar o passaporte, depois ah e tal o nome do pai nos papéis do registo não está bem, tem os apelidos trocados!! Vai-de-roda-é-preciso-recomeçar-tudo-outra-vez!! Hã? Say What??
Pois. Caiu-me tudo, principalmente porque estive a verificar os nomes de todos os envolvidos, com a srª que estava a escrever no computador aquando do registo civil!! A explicação é simples: como os mexicanos trocam os apelidos, primeiro vem o do pai e o da mãe vem no fim (não que queira dizer que a pessoa fica conhecido como o nome próprio e o apelido da mãe, muito pelo contrário, fica-se com o nome próprio e o 1º apelido, ou seja o do pai!!), o do meu banito veio trocado, o que significa que o Tigas também vai mudar de nome! Provavelmente, vai ficar com o nome diferente da mana! Com o 2º apelido do pai e com o último da mãe que no nosso caso é igual ao último do pai porque eu sou como a pescada- antes de o ser, já o era!! Perceberam, ou está confuso??
E pronto, vai daí, a Srª deve ter trocado os nomes do pai depois de nós sairmos!! Hã que tal? Isn't that funny? Sim, eu também me diverti à brava quando me apercebi que sem passaporte do miúdo não se pode marcar a viagem a PT e se não a marcarmos cedo, a probabilidade de termos um dos 8 lugares onde o miúdo pode viajar dentro de uma cama que se acopla à parede do avião é muito baixa!! Só de pensar em fazer uma viagem de 11 horas com o miúdo ao colo até tremo... suspirooo!!
Porque será que são tão complicados??? Se até temos dois documentos com o nome correcto! Se o passaporte e a autorização de residência que são hierarquicamente os documentos mais importantes que eles têm cá, têm os nomes pela ordem correcta, porque é que a Srª foi pensar com a cabeça dela???!!! Raios a partam!!
O que me dá vontade de rir é que eles ainda não se aperceberam que no certificado de nascimento dado pelo hospital, o meu nome também tem os apelidos trocados!! LOL Mas por favor não lhes digam nada, senão é mais um papel para ir corrigir e já só vamos a PT no Natal ou no ano que vem!!!
Burocratas do Raio!
E para não azedar, só vos digo que como os papéis do registo já sairam do nosso Pueblito, temos de ir à Puebla que fica a 1h30 daqui fazer a troca dos nomes no registo civil!! Depois esperar que esteja pronto, e finalmente ir TENTAR tirar o passaporte!!! Já estão cansados de ler? Ufa... Eu também já me cansei!!

3 comentários:

Sofia disse...

Que engraçado, eu antes de o ser já era, também. És a primeira pessoa que conheço nas mesmas circunstâncias...
Ah, desculpa, primeiro comentário no teu blogue e segunda visita minha :)
Os hispânicos têm essa mania esquisita de pôr o apelido da mãe no fim mas depois tratarem as pessoas pelo apelido do pai...só para se armarem em diferentes :P
bjinhos,
sofia
http://rotacaoterrestre.blogspot.com

Isabel disse...

Bem ainda digo eu que em Angola eles são complicados.. bem primaça isso é que tem sido uma batalha. Essa mania de ser diferente, é uma parvoice de todo o tamanho, mas enfim por outras razões precisamos dos documentos e por isso temos de ir atras da regras deles.

Bjos

magali disse...

Bolas
Isso é preciso ter um livro de instruções lololol
que trabalheira!!!
adoro-te
beijinhos grandes e fofos:)