Foi assim: no dia anterior 4ª passei a tarde toda e um bocado da noite a cozinhar, literalmente de barriga (com bebé lá dentro :D) encostada ao fogão!
No dia da Mostra, ainda acabei a decoração do bolo que ficou muito gira e o bolo estava muito saboroso!
As moelas, receita do meu primasso,
Hugo, foram um SUCESSO!! Obrigada primo! As mexicanas ficaram doidas e tive de dar a receita a várias! Algumas nem gostavam de moelas! LOL
O bolo, cuja receita era da minha avó materna, foi outro SUCESSO!! Gostaram do bolo e da decoração que fiz em pasta de açúcar que era muito simples, mas tudo junto dá trabalho... Com os moldes recortei figuras de mulheres e de um coração que mais tarde pintei de vermelho (tirei uma foto, mas não se vê ainda o coração pintado, pois esqueci-me de tirar depois de o pintar...), a decoração simbolizava a amizade entre mulheres e elas ficaram todas babadas com a minha decoração e com o simbolismo dela! Havia uma que sempre que alguém ir cortar uma fatia de bolo, contava a história da decoração para que todas tivessem conhecimento do que representava! Foi um gesto muito bonito!
Não fiz um pão alentejano, mas sim 3! E infelizmente ficaram todos salgados... :( O problema é que as pedras de sal que eles têm cá são mesmo muito grandes a comparar com as nossas e eu como nunca tinha feito a receita... coloquei a quantidade de sal que lá vinha e esqueci-me do pormenor técnico de fazer a reconversão do sal...
A outra portuguesa fez pataniscas de bacalhau e maçãs assadas no forno com vinho do Porto e estava tudo muito bom! A nossa comida acabou toda enquanto a mexicana, ainda lá ficou! Toda a gente queria provar da nossa comida e como gostaram, acabaram com a comida toda! Antes assim! Excepção feita ao meu pãozinho que nem a meio chegou, pois estava de facto salgado demais para comer... :( shuif Para a próxima vou olhar para os pormenores técnicos!
Havia um empadão de carne Porto-riquenho que era uma maravilha! Comi que me fartei, tipo casamento e não era pela fome, era mesmo vontade de experimentar tudo o que havia! LOL
Só não posso dizer o que comi, pois, não faço a mais pequena ideia! LOL As comidas não estavam identificadas e para a próxima mostra é um aspecto a corrigir! Sim, porque o sucesso foi tão grande que já se fala numa próxima Mostra para Outubro! LOL!
Havia uma mesa de doces e uma de comida! Do que provei gostei, excepção feita ao Pozole (comida típica mexicana que consiste numa espécie de caldo com vários ingredientes a boiar e chili à fartazana, havia também rábanos, alface, orégãos, limão e (mais) chili que estava à parte e que era para meter nesse caldo para quem gostava, há pozole branco, vermelho e verde conforme se não tem chili, tem chili vermelho ou chili verde, come-se muito no dia em que o México comemora a sua independência -16 de Setembro, aliás as cores do Pozole são precisamente as cores da bandeira Mexicana) que estava tão picante que nem consegui comer 4 colheradas!!
Levei um pano de cozinha que tem um mapa de Portugal e mostrei às mexicanas onde eu moro, onde moram os meus sogros, a minha cunhada, onde os turistas estrangeiros vão passar férias, onde morava a minha mãe quando era miúda, etc. Elas adoraram o pano de cozinha e ficaram a conhecer melhor o nosso pequeno Portugal!
Eu fiquei orgulhosa da comida Portuguesa que apresentámos! Espero que estejam orgulhosos também!
Um dos filhos de uma mexicana preparou um espectáculo de magia! Na foto vê-se a assistência a observar o mágico:
Afinal ainda se vê, um bocadinho do coração pintado no meu bolinho, na foto seguinte:
A esta hora continuava tudo na mesa dos doces! Passado algumas horas já pudemos voltar à mesa das comidas, para continuar a "engorda"! LOL