sábado, 15 de novembro de 2008

Aniversário à la Mexicana!


Ontem fui a um aniversário de um miúdo mexicano.
Estava marcado às 14:30, como coincidia com o horário da sesta da banitita, chegámos um pouco mais tarde, pelas 15:30. Rapidamente a anfitriã me estendeu um prato descartável dividido em várias partes, com diferentes comidas, umas identificáveis, outras nem por isso... Recusei, pois tinha almoçado há pouco tempo. Na mesa estava um prato de jícama bem temperada com sal e limão (eu adoro) - é uma fruta ou legume (?) que depois de descascada parece um nabo - e uma tigela com uns aperitivos de cor laranja forte, sumos com gás e ... absolutamente mais nada!! É espantoso que neste aniversário apenas tenham tido, para encher as barrigas dos miúdos que andam a correr e aos saltos num castelo insuflável, um prato de jícama, uns aperitivos de sabor salgado muito forte a queijo "corado de laranja", o bolo de aniversário e uns sumos cheios de corantes e "burbujas"...
Mais para a frente, colocam um boneco feito de papel de jornal pendurado numa corda ajustável que se sobe e desce conforme a altura do menino que quer bater com um bastão de madeira no dito boneco (pinãta). Canta-se uma canção e os miúdos descarregam toda a sua raiva na tentativa de destruir o boneco pendurado. Cada miúdo tem um tempo para tentar a sua sorte e quando se acaba a canção, vem outro menino ansioso para que seja ele que, com a sua raiva acumulada faça rebentar a pinãta! Nesta altura os miúdos ficam doidos, todos gritam com o braço no ar: "yo! yo! yo!"
Vi uma miúda bater na piñata com tal força que quando olhei para a cara dela de esforço, ela estava transfigurada de tanta raiva que tinha para libertar!!
Mas essa raiva tem uma explicação... quando a pinãta rebenta, "chovem" doces em cima dos miúdos que eles apressam-se a apanhar, não vá o vizinho do lado apanhar mais ... o certo é que o chão fica limpinho... de doces! Nesta festa houve três (leram bem, T-R-Ê-S) piñatas!
Como se não bastasse, cada menino leva para casa um saquinho cheio de doces! A fotografia ilustra o que deram à minha banitita: bolachas de chocolate com recheio, pastilhas, gelatinas esquisitas numas bolsinhas minúsculas, amendoíns salgados, embalagem pequena de molho picante (!), sugos, rodelas fritas de gordura de batata (era o que estava escrito na embalagem), barra energética, moeda de chocolate e outros doces não identificáveis cheios de corantes a avaliar pelas cores...
É deveras impressionante ver a quantidade de doces que os miúdos comem em apenas algumas horas.
É esta a razão da elevadíssima obesidade do méxico: só dão "porquerias" para os miúdos para comerem! Quando eles crescem, só sabem comer porcarias e vão ensinar os seus filhos a comerem o mesmo!
À minha filhotita, não lhe dei doces nenhuns, mas não consegui evitar que ela enchesse a sua barrigota de 2 anos e 4 meses de jícama e dos malditos aperitivos cheios de corantes, tudo devido à escassez de opções! Malogradamente não consegui resistir às pressões quer dela (que via os da idade dela e mais novos a comerem) quer das mamãs ansiosas, persistentes e insistentes para que ela comesse algo que não fosse saudável não sei se para alívio das suas consciências ou se para demonstrar que a banitita também era como os filhos delas se ao menos eu deixasse... A quantidade de histórias que ouvi de meninos traumatizados, porque os seus pais não deixavam comer isto ou aquilo chegou-me para vários meses!! Enfim... espero ter novamente este problema num próximo longíquo aniversário.
Desafio-vos a compararem a nível gastronómico as festas das nossas crianças com esta e procurem bem as semelhanças, elas existem... mas são escassas!
Imagino que também seria complicado se em vez de doces, "chovessem" maçãs, bananas ou peras, mas talvez e só talvez pudessem arranjar uma solução compromisso...
Aceitam-se sugestões!

1 comentário:

magali disse...

É linda essa toalha;)
Que engraçado essa coisa da "piñata", outras tradições, o que interessa é que os miúdos se divirtam! Quanto à comida, podiam ao menos ter umas sandes... Se comessem essas "porcarias" só nos aniversários mas o pior é que deve ser frequente. Assim não há metabolismo que aguente...
Muitos beijinhos e muitas saudades
adoro-te!
magali