terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Inconsciente ou desenrascada?

Segundo a barrinha lá de cima, tenho 38 semanas e uns diazitos, se o Tigas sair à mana, só vai sair lá para as 39 s+2 dias. Já tenho tudo preparado e estou à espera que ele queira nascer! Só há um pormenorzinho que quando me invade o espírito me deixa a cismar. Quando foi da minha 1ª filha, o papá Banito ficou comigo 3 semanas, a minha sogra foi lá passar uns dias e depois desse tempo, não tive ajuda de ninguém. Quando digo ninguém, é mesmo ninguém, pois o papá Banito vinha ao fds e durante a semana tinha algumas visitas, mas que vinham para visitar o bebé e não propriamente para limpar a casa, fazer comer, passar roupa a ferro ou qualquer outra tarefa doméstica. Não sei se foi assim tão difícil, pois já não me lembro bem (a não ser que tenha sido de tal maneira mau que tenha sofrido algum stress pós-traumático não diagnosticado e o qual terei apagado completamente da minha memória). Como muitas vizinhas me têm dito para arranjar uma px que me venha ajudar, já que a família não pode vir e mesmo se viesse seria mais uma vez para ver o bebé, e não para fazer o comer, lavar loiça, roupa, passar a ferro, etc, gostava que as mamãs de 2 ou 3 filhos partilhassem a sua opinião.
Pergunto-me: Para que é que eu preciso de uma pessoa todos os dias que ainda por cima não sabe fazer comida portuguesa? Vou contratar uma pessoa que não faça limpezas, porque isso eu já tenho e que só passe a ferro a pouca roupa de que tenho que não vai à máquina de secar e para lavar a loiça? Parece-me um desperdício de recursos humanos... Toda a gente me diz que vou precisar de muita ajuda porque também tenho a banitita e não posso descurá-la. Sim, claro, mas espero conseguir fazer tudo sozinha. Estarei a ser inconsciente ou simplesmente desenrascada?

4 comentários:

Anónimo disse...

Porque não falas com a pessoa que te faz as limpezas, para te dar também um jeito nas outras coisas como passar a ferro? Eu recusei muita ajuda quando foi do meu primeiro filho e arrependi-me, agora não caio outra vez na mesma asneira! ;) Beijinho

Inês disse...

Ter ajuda é excelente. No entanto, tenho que dizer que do primeiro filho, fartava-me de dormir quando ele dormia, a minha sogra tratou-me da roupa e da casa. Quando a Rita nasceu (de cesariana) tive alguma ajuda, mas nada comparado com a primeira vez, passado pouco tempo já a levava no ovo enquanto ia pôr o mano na escola. Da Vera, não tive ajuda, de todo, correu lindamente.
Por estranho que pareça, embora haja mais roupa e mais gente para cuidar, dar atenção... eu achei que a dificuldade diminuí com os filhos.
Nota que isto é apenas a minha experiência, e eu não sou um bocado descontraída no que diz respeito à arrumação da casa.
Bjs

Ana C. disse...

Aqui vai a minha importante opinião :)
ARRANJA ALGUÉM QUE TE AJUDE!!!!! Pelo menos nos primeiros dois meses até a coisa entrar na rotina.
Eu tinha uma empregada uma manhã por semana e sempre disse que era mais do que suficiente, mas dois dias depois do bebé estar em casa percebi que não tinha a energia necessária para manter a casa habitável e assim durante um mês ela vai passar a vir duas manhãs por semana.
Não queiras ser uma heroína doméstica, entrega e delega tarefas em alguém senão o cansaço abate-se a dobrar...

Madame Pirulitos disse...

Quando tive o segundo não tive ninguém...ninguém mesmo para me ajudar. Os meus pais moram longe e trabalhavam, o que significa que não podiam deixar o emprego para vir para perto. A minha sogra ajudou nos três dias que estive na maternidade e nada mais. Não tinha empregada e o marido ficou apenas 1 semana em casa.
Agora que está para nascer o terceiro nem imagino como é que consegui passar por tudo sozinha!

Felizmente tenho uma senhora que vem manhã sim, manhã não. Estou a pensar ver como corre e talvez pedir-lhe que venha todas as manhãs. Os miúdos adoram-na e ela vai ser uma grande ajuda para os arranjar de manhã. Mas também faz limpezas, passa a ferro e faz comida. Desde que tenha tempo faz tudo:)

O marido desta vez tira 15 dias e talvez tenha a minha mãe mais uma semana. Portanto, estou a contar ter mais ajuda desta vez. Se é suficiente? Não sei, só o tempo o dirá.

Beijinhos e uma hora pequenina!!