segunda-feira, 28 de abril de 2008

Chili y limon

Os mexicanos gostam de chili. Isso toda a gente sabe, o que é novidade é que eles gostam MESMO de chili!
No outro dia no restaurante, pedi atum enegrecido, pensei, não sei porque é enegrecido, talvez venha tostado... não, o atum tinha chili! Tinha chili de tal maneira que mesmo tentando raspá-lo do atum, o sabor continuava muito forte para o meu palato pouco habituado a este tempero mexicano! O meu almoço acabou por ser 2 pãezinhos com manteiga... (que fominha!)
Uma vez em casa a comer uma pizza mexicana, pensei, porque é que é mexicana ? Assim que dei a primeira dentada na minha fatia, percebi... era porque tinha chili. Sempre pensei ao ver o chili na pizza que fosse picante só onde está o chili, mas não, eles fazem o próprio molho com chili! O meu almoço acabou por ser um pão com queijo e fiambre... (que fominha!)
Ontem foi uma sopa asteca com vários ingredientes não identificados, dei uma trinca num deles e rapidamente o sabor do chili me chegou ao palato, fiquei aflita, quase com falta de ar e só pude "afogar" a boca num pão porque ainda não me tinham servido a bebida!! Depois um filete de frango à veracruz que como vinha banhado num molho vermelho, o banito avisou logo: vais-te arrepender de pedir comida que não conheces! Experimentei o filete e ... não, não é picante! À terceira dentada já sentia as entranhas a arder e ficaram a arder o resto do almoço!
Esse é o problema do chili às vezes parece que não pica e no segundo a seguir sentimos que chegámos ao inferno degustativo! Eu gosto de picante, mas com este picante, pode-se apontar, na língua, o sítio exacto onde ele tocou pela 1ª vez e onde depois se espalhou rapidamente como se de um pequeno incêndio se tratasse!! A páginas tantas já temos a língua dormente, o céu da boca também, as gengivas também e até a glote! Se tivermos sorte e não nos "for para o goto" uma gole de água ou bebida com gás é o suficiente para apaziguar a nossa pobre boca, embora cada garfada tenha de ser seguida de imediato de um gole de bebida! Se tivermos o azar de "ir para o goto", nem quero imaginar a sensação de falta de ar misturado com a aflição de-ir-morrer-tão-nova-que-ainda-não-vivi-nada-e-nem-sequer-tenho-o-testamento-feito!!
Ele é chili na carne, no peixe, nos legumes, na fruta (!) e até na sopa (!).
A minha vizinha mexicana, G, dá fruta aos filhos de 9, 5 e 2 anos com chili, limão e sal! Que fruta era, perguntam vocês? Melância...
No outro dia descobri pipocas com sabor jalapeño (!!) e batatas fritas com chili y limon (!!)

1 comentário:

Anónimo disse...

já me fizeste rir:) Tens que te habituar... ou podes sempre tentar pedir o comer sem clhili, ou o melhor talvez seja ficares pelo paõzinho mas certifica-te que é sem chili:)
Muitos beijinhos!!!
Adoro-te!!!
Magali