segunda-feira, 28 de setembro de 2009

As férias e 23 segundos

Uma semana depois do regresso, já me sinto capaz de falar das férias com uma distância emocional segura. (estou a falar bem ou não? LOL)
As férias foram muito boas, deu para ir à praia (4 manhãs), à piscina (1 hora- não sou muito fã de piscina), correr metade do país de Yaris cor-de-rosa, com o banco de trás ocupado com uma enorme mala de viagem e a cadeira da Banitita com a respectiva dentro dela (como vai ser quando nascer o banitito??), conhecer a primita da Banitita nascida a dia 10 de Setembro (é tão linda, caramba!), gastar um ror de dinheiro em médicos, médicas e exames, comer muita comida portuguesa tradicional e também fast food (as pizzas da pizza hut são diferentes das do México), gastar muito dinheiro em roupa, calçado, livros, DVD para os três e também me perdi a comprar roupinha gira para o bebé!
Fomos à consulta de rotina dos 3 anos da Banitita, de seguida ao otorrino que nos obsequiou com a excelente novidade que ela tinha uma otite (nós não demos por nada, pois não houve saída de líquido) e que passado um ano e meio de ele a ver, as amígdalas continuavam tão grandes que quase se tocavam, foi da opinião que se deviam retirá-las mas, para ter mais dados, recomendou que fizéssemos um exame (registo poligráfico do sono) para ver se ela fazia apneias a dormir, visto que nós pais nos queixámos do ressonar dela, da transpiração na cabeça durante o sono, de não parar quieta (nem) a dormir, etc.
O papá banito convenceu a filhota que aquela máquina era para ela sonhar com a Kitty (!!) e ela com esse argumento de peso, deixou pôr a maquineta que registava a expansão da caixa torácica (luz verde a piscar de 3 em 3 segundos e a luz vermelha não podia acender pois era sinal de erro de ligação), com um tubo que ficava ao pé do nariz que media o nível de oxigenação do cérebro e com um fio preso ao dedo que tinha um sensor com uma luzinha vermelha que não podia sair do dedo! E assim, ela ainda aguentou quase 5 horas de exame, a dormir com montes de fios por todo o lado!
Foi uma noite de cão! Como ela dormiu connosco pois tínhamos de controlar as luzes, ninguém dormiu bem, até que às 5 da manhã o papá Banito resolveu desligar a maquineta! Já estávamos cansados de estar sempre a acordar para verificar as luzes e as ligações (maldita luz vermelha sempre a acender!!) e o que era para ser um exame que devia ter demorado uma noite inteira, tinha demorado 5 eternas horas!! Apesar disso, os resultados foram reveladores. Ela tem o Síndrome Obstrutivo do Sono de grau moderado a grave (o médico disse que se o exame tivesse durado mais tempo, seria considerado grave, pois os valores iriam aumentar) e indicação para operação às amígdalas e adenóides. Fez 19 apneias (cruzes credo, filhota!!) e a apneia mais longa foi de 23 segundos! Pode não parecer muito mas, se tentarmos contar quantos segundos demoramos a respirar, vemos que não passa um segundo sem que façamos uma inspiração/expiração. E ela aguentou 23 segundos sem o fazer!! Tadita da minha peque!! Também o nível de oxigenação do cérebro está abaixo do normal... provavelmente por isso é que a temos sentido mais cansada, a acordar com olheiras, etc.
E posto isto, em Dezembro vamos antecipar as nossas férias para que ela possa ser operada algum tempo antes do Natal. Até lá, temos de aguentar o constante ressonar incomodativo.
-Ò filhota, a mamã sabe que tu estás doente... mas a mamã não consegue adormecer contigo ao lado, fazes tanto barulho que parece que está um combóio a passar pela estação mas que nunca mais acaba de passar... desculpa, filha mas, a mamã, não aguenta dormir contigo! Desculpa, se vou dormir noutra cama ou no sofá, ou virada de pernas para a cabeça na minha cama quando não tenho outra opção... é que a mamã precisa de dormir e assim não consegue... vais dormir bem na tua caminha, não vais?
(desde que fomos para PT que ela ficou viciada em dormir na nossa cama... acorda de noite e zás... vá de dormir na "cama grande"!!! Eu acordo e nunca mais consigo adormecer... este vício tem de passar rápido, senão... eu não respondo por mim!)

5 comentários:

Vera disse...

XIIIII..Caramba..tadinha da banita!!! mas olha é sempre bom detectar mos td a tempo aos nossos filhotes, assim ficamos mais descansados!!

Ana C. disse...

Que tudo corra bem e sem espinhas. Coitada da banita pequena, que grandes amigdalas lhe haviam de calhar na rifa.

Tasha disse...

Banita, a minha solidariedade e desejos de que tudo corra smooth... Também tiveram umas férias boas em Pt... Sim senhora!!

sónia, mulher e mãe disse...

Vai correr tudo bem. A minha Mafalda tinha uma amígdalas que se tocavam ... depois de realizar exames, chegámos á conclusão que o melhor era operar: fez ouvidos/amígdalas/adenóides ... correu tudo bem: tenho uma pequena que come melhor, dorme melhor,ouve melhor, grita melhor!
Beijos

Precis Almana disse...

Mas olha, antes descobrires isso a tempo... Coitadita, pá.