quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Conversas sobre comida: ovos, verduras e rótulos

No outro dia em conversa com uma mãe mexicana, dizia eu:
-Eu a meio da manhã tenho de comer qualquer coisa, normalmente uma sandes com queijo ou mista. Tomo o pequeno - almoço cedo (pelas 8:00, não é tão cedo como quando trabalhava, mas como a banitita só entra no colégio às 9h...) e depois chego às 10:30, 11h da manhã e já estou cheia de fome!
Responde a mexicana:
-Então, a que horas comem os vossos ovos?!
Eu: - Nós não comemos ovos a meio da manhã, só comemos ovos à refeição!
Ela: - Não me digas!!!
E eu deu-me uma vontade de rir da cara de espanto dela!!! Ovos a meio da manhã!!! Estes gajos são doidos...
Agora tive a confirmação de algo que já desconfiava há algum tempo: eles comem ovos a meio da manhã quase todos os dias!!!
Por isso é que no sítio onde vamos comer ao fim de semana, eles servem como pequeno almoço e até às 13h: huevos revoltos, huevos divorciados, huevos a gusto, huevos....
Os primeiros são a nossa omelete, os divorciados apresentam-se como dois conjuntos de ovos (suspeito que não seja um ovo de cada lado, mas sim um conjunto de vários...) de cada lado do prato, do lado direito têm chili verde por cima, do lado esquerdo têm chili vermelho por cima (nada de misturas que eles já se divorciaram!), os terceiros, são ovos como quisermos e depois há uma catrefada deles cujos nome não decorei!
É verdade, pasmem-se!!!
E depois admiram-se do México ser o País mais obeso do mundo e do homem mais gordo do mundo ser um mexicano que não consegue sair da cama!
Ah e eles ainda dizem que eu como comida saudável! Ainda tenho que lhes dizer que não sou só eu, quase toda a gente que eu conheço come de uma forma salutarmente normal!
E depois oiço perguntas do género: -Mas há pessoas gordas em Portugal?
Como é que eu os consigo fazer entender que no nosso país se come muito e bem e as pessoas não são obesas como aqui! Claro que há gordos em Portugal, mas obesos felizmente ainda não há tantos como no México! Embora isso também esteja a mudar muito, pois além de as pessoas comerem mais "porcarias", fazem muito menos exercício e o trabalho é muito mais sedentário.
Eles não comem só coisas más, atenção! Essa mexicana com quem tive a conversa que decrevi disse-me que por vezes, a meio da manhã, os filhos levavam verduras e feijão para comer na escola! Ah pois é! Porque eles cá não dão sopa aos miúdos, fazem um caldo com algumas verduras a boiar, muito de vez em quando.
Uma vez num jogo no colégio da Mariana, fiquei ao lado de uma mexicana que já me conhecia e com quem já tinha tido algumas conversas sobre a nossa comida e a deles. O objectivo do jogo era escrever 2/3 características da vizinha do lado, ela não me perguntou nada e escreveu: Magra, cabelo encaracolado e come comida saudável! E pronto fiquei rotulada como uma pessoa excessivamente preocupada com o que come, por forma a comer comida saudável... tudo porque afirmei que a banitita come sopa duas vezes por dia, carne, peixe, verduras, não come doces e só come ovos de vez em quando!
E não há maneira de me livrar deste rótulo, porque eu como normalmente a nossa comida portuguesa e eles acham que sou maníaca da comida salutar!! Se calhar acham que todos somos assim...
ps. obrigada pelos comentários nos post anteriores!

6 comentários:

Anónimo disse...

Banita,
dá-me ideia que esse pessoal está a um passinho das bebidas energéticas. ;-)

Miguel disse...

Não esqueçamos que essa malta é vizinha "de baixo" dos USA, que são rapazinhos com hábitos alimentares bem... curiosos!!!

Anónimo disse...

Dá-me ideia que esse pessoal está a um passinho das bebidas energéticas! :-)

Anónimo disse...

Banita,
peço desculpa pela repetição do comentário, pensei que não tivesse sido publicado da primeira vez e voltei a escrever o mesmo. Se quiseres, apaga, que eu não consigo. Sorry...
:-)

JBrito disse...

Passa-se o mesmo con nuestros hermanos, ou seja os mexicanos são arraçados dos Españoles, os mesmos comem bocadillos (sandes) de Atum, tortila (omolete), calamares (lula frita), ramón, ramón ibérico, queso e anchovas pela manhã!!!!
Pa empurrar aquilo cerveza ou um cortado (meia de leite escura num copo de bagaço daqueles sem pé tipo copo de água mas pequeno), atenção não são todos, mas ronda uns 70% seja na Catalunya ou em Andaluzia ou a Estremadura.
Bem nós tb temos as nossas tascas a servir a bela da bifana de manhã, mas não um 70%.
E tu quando comes os teus ovos?
Aquele abraço

Luísa Vaz Tavares disse...

Um exemplo de que a cozinha tradicional portuguesa é de grande qualidade e devíamos preservá-la mais.

Beijinho e bom fim de semana