segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Por Mexicanos, para Mexicanos e com Mexicanos

Ontem no regresso de um passeio de Domingo, saímos de Pachuca com muito sol, um calor abrasador, principalmente para nós ainda habituados à lembrança do clima em Portugal (embora agora toda a gente diz que aí está um frio que não se aguenta), como adormeci pelo caminho, fiquei estupfacta quando acordei e vi que estava um nevoeiro cerrado, víamos o carro da frente e pouco mais...
Eis as conclusões que tirei dessa viagem...

Em Portugal já nos queixamos da condução de algumas pessoas, porque vão na faixa da esquerda, ou porque há quem vá a 100 km/h na Autoestrada... pois bem, aqui no México é outra loiça senão vejamos:

  • 99,9 % dos carros andam na faixa da esquerda;
  • há camiões que andam a 60 km/h a descer (!!??) na Autoestrada sendo que a dita tem muitos troços só de uma faixa, o que significa que temos de aguentar...
  • há assasinos que andam sem as luzes ligadas em pleno nevoeiro (apanhei um susto, pois vi um carro materializar-se na outra faixa à frente dos meus olhos... num segundo não estava, no outro segundo estava! Medo, muito medo...
  • Como não usam o espelho retrovisor, nunca nos vêem a aproximarmo-nos, temos de travar até que eles nos vejam e nos dêem passagem encostando-se à direita;
  • É permitido que um carro facilite a ultrapassagem mesmo que só haja uma faixa de rodagem. Como? Utilizando a berma!!!! É verdade, quando queremos ultrapassar, esperamos que o gajo vá para a berma, o que resulta na possibilidade perigosa de no mesmo espaço estarem a efectuar-se 2 ultrapassagens nos dois sentidos... 4 (QUATRO) carros em linha...
  • com o nevoeiro há sempre uns merdosos, digo medrosos, que andam mais devagar (50- 60 Km/h) e a travar, dificultando assim a viagem de quem quer ir na segurança dos 80-100 km/h;
  • É permitido, os carro circularem sem luzes de qualquer espécie, não me refiro a não levar as luzes ligadas, refiro-me a não TER faróis... de todo;
  • É permitido a utilização de luzes de qualquer cor, assim, alguns piscas são vermelhos, há luzes de stop que não se vêem, algumas matrículas estão iluminadas por luzes azuis que piscam (os camiões parecem árvores de Natal, de tantas luzes que têm... em todo o lado...)
  • Há cruzes enfeitadas com flores em todo o lado, todo o ano...porque será?

Ainda se perguntam porque há tantas mortes na estrada?

Eu respondo: as estradas mexicanas são construídas Por Mexicanos, Para Mexicanos e (infelizmente) Com Mexicanos!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom, a minha viagem de finalistas foi no México (que original...) e estou a relembrar algumas dessas situações quando apanhávamos um combi para ir a Playa del Carmen. Lembro-me que uma das cadeiras da carrinha era uma cadeira de plástico, tipo esplanada, atada aos bancos da frente. E uma vez fomos parados pela polícia e o condutor veio ter connosco e pediu-nos 5 dólares a cada um para seguirmos viagem. Hahaha!

Miguel disse...

Mas isso parece-me divertidissímo!!! E eu que pensava que as anormalidades na estrada estavam reservadas e bem guardadas no reino tuga...