quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Relato do vôo Lisboa - Madrid quando há greve dos controladores aéreos...

Na noite de Sexta (dia 2) tínhamos as malas feitas. Deitámo-nos à meia noite e despertámos às 5 da manhã de sábado (dia 3), pois o vôo estava marcado para as 8:30 em LX. Chegámos ao aeroporto ainda não eram 7. Lá chegados, aparece no painel: voo Iberia Madrid atrasado 11:10. Entreolhamo-nos preocupados e seguimos para o check-in onde reinava a maior confusão em várias filas, a fila da Iberia era a maior e tinha tanta gente que saía para fora daquela zona do check-in, indo para dentro do aeroporto, na zona onde se coloca a bagagem fora de tamanho... Ficámos logo passados e ainda não eram 7h... Felizmente tínhamos bilhetes Business e esta fila era bem menor, tinha no máximo 5 pessoas e demorou 20 min. por cada passageiro ou conjunto de passageiros... Já nos estávamos a passar com a demora só para fazer o check-in, mal sabíamos nós que esse dia e o seguinte iria ser quase todo passados em filas e ainda não eram 7 da manhã... Finalmente chegou a nossa vez e diz o Sr. do balcão que há um surto de gripe dos controladores aéreos da Iberia e só há 2 pistas de aterragem abertas em Madrid. Acrescentou que estavam a fazer os possíveis para o avião sair às 09:30, 10 da manhã! O voo Madrid-México também estava atrasado 1 h e em principio íamos conseguir apanhar a ligação. Ficámos logo aborrecidos e receosos e fomos directos à sala vip de várias companhias aéreas entre elas a Iberia para esperar que houvessem novidades. Ficámos até às 9:30 da manhã e reparámos que no entretanto as portas de embarque do voo da Iberia mudaram 3 vezes...
Dirigimo-nos à porta de embarque e estava tudo muito atrasado!
Há greve dos controladores aéreos, há greve do pessoal de terra que leva a comida para o avião, há greve de tudo, disseram-nos!
Resignados, voltamos à sala de espera e esperámos mais um bocado. Fomos tentar novamente a sorte, para tentarmos saber quando iríamos afinal embarcar. Novamente na última porta de embarque que indicava o painel, perguntámos quando saía o voo e se a ligação estava assegurada, responderam-nos que o responsável da Iberia vinha falar connosco. Lá apareceu o dito Sr. que nos disse que não era naquela porta, era noutra e que a razão pela qual nos encaminhavam agora para outra porta de embarque era porque apesar de saírem 2 voos para Madrid, aquele que iríamos apanhar era para garantir que apanhávamos a ligação, pois saía ligeiramente mais cedo. Apesar de acharmos que nesta porta de embarque as coisas estavam encaminhadas para um embarque rápido, lá fomos para a porta que nos mandaram onde verificamos que para além de estar mais atrasada nos informaram que não era naquela porta, era na porta de onde tínhamos vindo... Dissemos que nos tinham dito que naquele avião íamos conseguir apanhar a ligação, foram telefonar e disseram-nos que sim senhora era aquele voo.
Sossegados esperámos que começassem a entrar os prioritários, estávamos logo atrás de uma mãe espanhola que tinha uma filha deficiente, a menina tinha Síndrome de Down com paralisia cerebral, pois estava numa cadeira de rodas e tinha aquele ar ausente de quem tem uma deficiência profunda. Viajavam com um enfermeiro aéreo. Esta senhora também estava na outra porta de embarque e tal como nós também foi encaminhada pela Iberia para esta porta. Finalmente embarcámos! Eram perto das 11h da manhã... Esperámos e vemos a Srª cuja filha era deficiente a falar com a tripulação, esperámos mais um bocado, já estava o avião cheio... O que falta agora? A menina não pode viajar sem a garrafa de oxigénio e o outro avião (de cuja porta tínhamos vindo nós e ela também) levou-a!!! Filhos de uma grande p***! Perguntaram à mãe se ela podia viajar sem a dita garrafaao que ela reponde que ela é imprescindível para a menina durante o voo. Como é que aqueles anormais deixam sair um avião primeiro que era para sair depois e ainda por cima levando uma garrafa de O2 imprescindível para quem voa quando o passageiro fica em terra???
Finalmente apareceu outra garrafa de O2 e arrancámos rumo a Madrid.

Sem comentários: