terça-feira, 16 de junho de 2009

linhas mais ou menos direitas à direita e tortas a muito tortas à esquerda

Tive hoje a minha primeira aula de desenho.
E o que desenhaste, perguntam vocês?
Pois, errrr... a bem dizer... NADA! Estivemos a fazer exercícios para soltar a mão: desenhar linhas verticais, horizontais, inclinadas à direita e inclinadas à esquerda. O TPC é tentar desenhar um copo... Só a perspectiva aterra-me! Eu sei lá ver luz e sombra num copo de vidro, para mim é uma série de linhas direitas, curvas e já está! Tenho a impressão de que em vez de um copo de vidro me vai sair um qualquer objecto inanimado não identificável! Ai a minha vida!! Eu gosto é de desenhar roupa! Vestidos, saias, tops! Ah e esqueçam pés e mãos, porque os meus modelos são gentilmente amputados com uma manga comprida (ou estão com as mãos atrás das costas) e os pés disfarçados com uma série de três ou quatro degraus ou com um vestido de princesa. A alternativa é ficarem com mãos e pés "pendurados" pelos contornos que definem o membro anterior (braços ou pernas), portanto ficam com um ar de "modelito" inacabado qual capela imperfeita do Mosteiros dos Jerónimos! Não me peçam mais, porque eu, honestamente não sei fazer melhor!
Descobri que tenho mais ou menos uma queda para as inclinadas à direita e sou uma desgraça com as inclinadas à esquerda... Por mais que eu me esforce, não passam de linhas tortas que se vão distanciando à velocidade da luz das suas paralelas! Não começo mal, mas à medida que vai aumentando o tamanho da linha, descubro que é directamente proporcional ao entortar das suas irmãs gémeas! Quanto maior é a linha, mais torta (chueca, em espanhol) fica à medida que me vai aumentando a dor na mão e dedos de tanta força que faço no pulso (muñeca).
Vamos ver o que sai daqui! Com 2 horas por semana a 1,5 € cada hora, também não posso exigir tornar-me na próxima Mondigliani, pois não? O meu génio artístico só agora é que está a despertar do sono profundo em que se encontrava, tal foi a maçã envenenada que me deram nas aulas de Educação Visual que tive na adolescência!

17 comentários:

Miguel disse...

Pois eu nem com uma régua consigo desenhar linhas direitas!!! Bom trabalho...

Only Words disse...

Deixa fluir. Não penses muito na perfeição. Aos poucos vais conseguir soltar a artista que há em ti ;)

Irina A. disse...

Queres que te mande um desenho em DHL ;)
A ciência é tão fazer força e desenhar levemente ;) palavra de quem andou nesse mundo do desenho...

Beijocas
Kitty

Precis Almana disse...

Vais aprender o que nem sonhas. Queres uma apostita?

Banita disse...

@ Miguel
E a ideia é mesmo sem régua e sem borracha!

Banita disse...

@ Only Words
Vai sair uma artista ou um monstro criativo? LOL

Banita disse...

@ Kitty
Vou seguir o teu conselho de gata experiente em desenho. Beijinhos

Banita disse...

@ Precis
Para quem não consegue ver nem luz nem sombra num objecto, seja ele qual for, não duvido que vou aprender muito, digo mais tenho muito para aprender! Nunca fui muito de observar coisas, as pessoas sempre me chamaram mais a atenção. Não entro em apostas que sei que vou perder! LOL

Nós os cinco disse...

Queres saber...gabo-te a paciencia!!!
Eu então a desenhar estou prai na faixa etaria dos 10 anos!!! AHAHHAHA

cvcsvg disse...

ehe .. pois eu nem desenhos de modelos pernetas consigo fazer! Daqui não sai nada!!

R disse...

Aí está uma coisa que eu acho que não dava uma para a caixa. Embora goste de pintura, mas apenas como
pessoa interessada em ver o trabalho dos outros.Mas desenho à vista, de copos, jarras, vasos e afins, cheguei a fazer na escola.E com sombreados e tudo. Havia de ser hoje!Ficava uma rica treta.. Boas aulas Banita. Beijokas

Tasha disse...

És corajosa. Sim, sim. Eu tenho tanto jeito, mas tanto para trabalhos manuais (costura, desenho e bricolage) como um pedreiro tem jeito para ballet...

Banita disse...

@ Nós os cinco
Também passo por essa fase sempre tento desenhar paisagens! LOL
Sai-me sempre um desenho super infantil

Banita disse...

@ Mãe de 3
Daí não sai nada... Tens a certeza? E os teus 2 filhos e o terceiro que há-de sair? Hein? ;)

Banita disse...

@ Mariinha
Eu adoro pintar, mas é a roupa das modelos que eu desenho, para paisagens... fica tudo com um ar de desenho infantil! LOL Eu não me lembro de fazer muitos desenhos à vista na escola, mas eu sempre fui péssima para o desenho, quer fosse o geométrico ou não...

Banita disse...

@ Tasha
Não sou corajosa, melheri, não tenho é nada para fazer!! LOL Eu para coser meias e botões (portanto fazer remendos) sou um horror, mas à máquina cheguei a fazer uma saia quase completa, ficou-me a faltar a bainha final! Num curso em Coimbra, depois não acabei a saia, por falta de máquina! LOL
Bricolage não é comigo... apesar de já ter pensado muitas vezes em pintar as portas da minha cozinha castanha escura mexicana de vermelho e laranja alternadamente, mas depois... dá-me a preguiça e não faço nada! :(

magali disse...

O que interessa é recomeçar!
Vais ver que qualquer dia surpreendes-te! Depois quero um desenho feito pela minha manita linda!
Adoro-te!
MAgali