sábado, 27 de junho de 2009

1ª Mostra Gastronómica Luso-Mexicana-Portoriquenha!!

Foi assim: no dia anterior 4ª passei a tarde toda e um bocado da noite a cozinhar, literalmente de barriga (com bebé lá dentro :D) encostada ao fogão!
No dia da Mostra, ainda acabei a decoração do bolo que ficou muito gira e o bolo estava muito saboroso!
As moelas, receita do meu primasso, Hugo, foram um SUCESSO!! Obrigada primo! As mexicanas ficaram doidas e tive de dar a receita a várias! Algumas nem gostavam de moelas! LOL
O bolo, cuja receita era da minha avó materna, foi outro SUCESSO!! Gostaram do bolo e da decoração que fiz em pasta de açúcar que era muito simples, mas tudo junto dá trabalho... Com os moldes recortei figuras de mulheres e de um coração que mais tarde pintei de vermelho (tirei uma foto, mas não se vê ainda o coração pintado, pois esqueci-me de tirar depois de o pintar...), a decoração simbolizava a amizade entre mulheres e elas ficaram todas babadas com a minha decoração e com o simbolismo dela! Havia uma que sempre que alguém ir cortar uma fatia de bolo, contava a história da decoração para que todas tivessem conhecimento do que representava! Foi um gesto muito bonito!

Não fiz um pão alentejano, mas sim 3! E infelizmente ficaram todos salgados... :( O problema é que as pedras de sal que eles têm cá são mesmo muito grandes a comparar com as nossas e eu como nunca tinha feito a receita... coloquei a quantidade de sal que lá vinha e esqueci-me do pormenor técnico de fazer a reconversão do sal...

A outra portuguesa fez pataniscas de bacalhau e maçãs assadas no forno com vinho do Porto e estava tudo muito bom! A nossa comida acabou toda enquanto a mexicana, ainda lá ficou! Toda a gente queria provar da nossa comida e como gostaram, acabaram com a comida toda! Antes assim! Excepção feita ao meu pãozinho que nem a meio chegou, pois estava de facto salgado demais para comer... :( shuif Para a próxima vou olhar para os pormenores técnicos!

Havia um empadão de carne Porto-riquenho que era uma maravilha! Comi que me fartei, tipo casamento e não era pela fome, era mesmo vontade de experimentar tudo o que havia! LOL
Só não posso dizer o que comi, pois, não faço a mais pequena ideia! LOL As comidas não estavam identificadas e para a próxima mostra é um aspecto a corrigir! Sim, porque o sucesso foi tão grande que já se fala numa próxima Mostra para Outubro! LOL!
Havia uma mesa de doces e uma de comida! Do que provei gostei, excepção feita ao Pozole (comida típica mexicana que consiste numa espécie de caldo com vários ingredientes a boiar e chili à fartazana, havia também rábanos, alface, orégãos, limão e (mais) chili que estava à parte e que era para meter nesse caldo para quem gostava, há pozole branco, vermelho e verde conforme se não tem chili, tem chili vermelho ou chili verde, come-se muito no dia em que o México comemora a sua independência -16 de Setembro, aliás as cores do Pozole são precisamente as cores da bandeira Mexicana) que estava tão picante que nem consegui comer 4 colheradas!!
Levei um pano de cozinha que tem um mapa de Portugal e mostrei às mexicanas onde eu moro, onde moram os meus sogros, a minha cunhada, onde os turistas estrangeiros vão passar férias, onde morava a minha mãe quando era miúda, etc. Elas adoraram o pano de cozinha e ficaram a conhecer melhor o nosso pequeno Portugal!
Eu fiquei orgulhosa da comida Portuguesa que apresentámos! Espero que estejam orgulhosos também!
Um dos filhos de uma mexicana preparou um espectáculo de magia! Na foto vê-se a assistência a observar o mágico:

Afinal ainda se vê, um bocadinho do coração pintado no meu bolinho, na foto seguinte:

A esta hora continuava tudo na mesa dos doces! Passado algumas horas já pudemos voltar à mesa das comidas, para continuar a "engorda"! LOL

20 comentários:

R disse...

Parabéns, pelo sucesso que teve a nossa comida. Eu sempre pensei que te irias sair bem. Foi pena o Pão Alentejano. Mas fazes para a outra vez.Essas iniciativas são boas, para as pessoas se conhecerem e estarem juntas e para mostrar também um pouco dos seus países. Ainda bem que a nossa comida foi um sucesso. E essa "Mostra", apenas foi uma pequena "amostra".Beijokas e Bom Domingo.

Irina A. disse...

Óh Banita, então tu estragas assim pãozinho alentejano?! báááh!! Tu nem digas isso a brincar olha que anda por ai uma grávida à solta que até já foi comprar uma tostadeira profissional, que anda louca por pão alentejano para fazer umas mega tostas ahahahahahah Essa mesmo a Ana C. ahahahaha

Que bom que correu tudo bem. Vocês fazem umas festas muito engraçadas. Sabes que eu tenho ideia que os mexicanos para fazerem festa nem precisam de motivo, não sei se corresponde à verdade ou não, mas parecem-me ser um povo muito alegre :)

Adorei a ideia do pano de cozinha, muito original :) gostei mesmo :)desperta mais a curiosidade que um simples mapa de papel :)

O bolo está com um ar delicioso... vocês é que são as grávidas e a mim é que dá a fome :( deve ser solidariedade feminina.

Jokitas grandes
Kitty

Marshmallow disse...

São estes convívios que enriquecem e fazem valer a nossa experiência de emigrantes. E com comidinha assim sabe mesmo bem...
E o que aconteceu ao pão, não te preocupes...acontece ás melhores ;)
O bolo ficou muito giro.

Precis Almana disse...

Que bom que correu bem!
E que boas ideias tiveste :-)
Quanto ao pão, fica para a próxima ;-)
Beijinho

Banita disse...

@ Mariinha
Obrigada pelo voto de confiança! :)
Espero que a próxima Mostra seja ainda melhor!!
Beijinhos e bom resto de Domingo tb para ti.

Banita disse...

@ Kitty
Nem me digas nada, fiquei tão desgostosa... :( Espero que ela não me ouça, mas dei os 3 pães para os porcos do porteiro do condomínio! Pérolas a porcos?
A tua ideia está correcta! A minha filhota, vai ter 3 dias de festa no colégio! Um festival de Mamã e Papá (foi na 6ª, quando ela dançou com as botas vaqueiras), na próxima 3ª tem uma demonstração de educação física e na 2ª feira da semana seguinte tem o encerramento do ano lectivo, o qual ela vai faltar porque vamos à praia. Como vês, é só festas!!
O pano de cozinha foi comprado em Barcelos! LOL
Obrigada pela solidariedade, mas de facto o bolo estava mesmo bom!
Beijinhos!

Banita disse...

@ Marshmallow
É mesmo!
Pois... o pão... que vergonha de pão alentejano! :( Assim que chegar a PT, vou comer um para me lembrar a que sabe, pode ser que na próxima acerte no sal!
Obrigada. Também gostei do bolo e sabes que sem a decoração das figurinhas não estava nada engraçado e notava-se que estava um bocado torto! Como tinha a decoração para chamar a atenção, já ninguém reparou na forma do bolo! ;)
Beijinhos

Banita disse...

@ Precis
É isso, na próxima acerto no sal!
Beijinhos.

Ana C. disse...

banita não te julgava tão prendada :) Olha lá, onde é que estás tu? Só vejo mexicanas anafadas...
Toca de pôr uma fotografia da nossa Tuga no México.

Banita disse...

@ Ana
E vês muito bem... eu fui a fotógrafa, como tal não apareço!
Também está uma porto-riquenha na última foto, está sentada de frente com um colar e brincos brancos muito "cheios".
Não imaginas tu as prendas que eu tenho! LOL Mas gostava de ter uma bimby! Facilitava-me a vida nestas alturas...

cvcsvg disse...

pão alentejano!!! Maravilha!!!

e muitos parabéns pelo novo bebe!!!! fiqueimuito contente com a noticia!!!!


beijinhos

sónia, mulher e mãe disse...

Que bom que correu tudo bem é nossa grávida mais b(a)nita :)
Comidinha portuguesa só podia ser um sucesso!
beijinhos tantos

Anónimo disse...

OH MEU DEUS!! So pelo aspecto apeteceu-me ir roubar um pedaçinho :)

Ana disse...

Queria deixar um beijinho especial para a banita pikinita :) Muitos parabens
E que a festa seja o maximo ;)

Beijos

Carla Santos Alves disse...

Parabéns pela gravidez!

Ainda bem que gostaste do livro, fico feliz por isso!

Um beijo grande!

Banita disse...

@ Mãe de 3
Mas não saíu assim tão bem...
mas para a próxima ponho menos sal e faço só um para não ser tanta massa para amassar! ;)
Obrigada!
E tu, ainda te aguentas com o Francisco na barrigota?
Beijinhos

Banita disse...

@ Mãeee
Obrigada a dobrar pelos elogios à comida e à cozinheira recém-grávida!
Beijinhos

Banita disse...

@ Chacomel
Leva à vontade! Não tires um pedacinho, podes tirar uma fatia! ;)

Banita disse...

@ Ana
Obrigada!
Foi gira sim, no próximo post vou falar sobre ela.
Beijinhos

Banita disse...

@ Carla Isabel
Obrigada! :)
Gostei, mas tive pena pois soube-me a pouco! Continua a escrever para que te possamos ler.
Beijinhos