segunda-feira, 15 de junho de 2009

Que fazer quando as saudades são muitas?

Marca-se umas férias na praia para afogar as saudades num daiquiri de morango dentro de uma infinity pool. Tenciono nadar até ficar sem forças e esperar que a maré me traga de volta à costa ou então que me leve para a outra costa, a da Caparica, por exemplo! :)
Liga-se à família através do skype e é tão bom quando o ar é invadido por vozes familiares que nos transportam até ao outro lado do Oceano. Imaginamos o que estarão os outros a fazer, a hora que é acabaram de jantar e estão a relaxar até acabar o dia. Pergunta-se pelo pai, pela mãe, pela avó e até pelo canário! Seguem-se promessas de visitas para quando formos novamente a Portugal, cumprimentos a todos com abraços e beijos respectivamente para os Homens e para as mulheres e finalmente dizemos um adeus, já falta pouco! Quando se desliga somos invadidos por um vazio, ficamos com um sorriso pendurado no rosto e rapidamente de desvanece a sensação de familiaridade e de acolhimento. Somos só nós que aqui estamos. A nossa família encolhe e aumenta à distância de dum clique, de um olá alegre e de um adeus sentido.
Tenho saudades de tudo. Há momentos assim...

22 comentários:

Ana C. disse...

Deve realmente haver momentos em que não é fácil teres um oceano pelo meio...
Um beijinho

Only Words disse...

A saudade é dos sentimentos mais complicados de gerir e ingerir. Seja como for, não está sozinha, tens contigo a família que constituíste. Como disseste, logo logo estás cá, do outro lado do oceano ;)

R disse...

Banita, não sei o que te diga. Acho que deve ser difícil certos dias, encarar que se está tão longe de casa. Eu por achar que para mim deveria ser difícil, não sei mesmo o que te dizer para te animar.O que se diz nestas situações? Que estás aí com o teu marido e filha, que o tempo passa e não tarda nada vens cá de férias! Mas sei que isto não ajuda quando bate a saudade. A grande maioria dos portugueses sofre desse sentimento, tão nosso.Tenta pelo menos distrair-te por aí, estar o mais possível ocupada, isso deve ajudar, e daqui do nosso País, envio-te um beijinho de solidariedade e de compreensão pelo que sentes.

Irina A. disse...

Óh minha linda Banita :( a minha vontade agora era dar-te um abraço grande :)
Toma lá muitas beijocas do Tugal :)

Gosto de ti Banita :)

Ana. disse...

Pega lá um beijo repenicado nessa bochecha que imagino lindona!

A saudade é boa, faz-nos apreciar melhor as pessoas e as cosias que realmente nos fazem falta!

Beijos, beijos, beijos, beijos, beijos, (já chega?! Não?. Então está bem:) beijos, beijos, beijosssssssssssssssssssssssss

;)

Anónimo disse...

BEM as saudades por vezes custas quando estamos longe
tenta lembrar dos momentos bons e que daqui a pouco vais estar cá.

beijinhos

Isabel disse...

Bem prima, acredito que existem dias que a saudade nos deixa nostálgicas, mas olha tudo passa e o tempo também vai passar, não tarda aqui estão vocês a jantar connosco novamente.

Força para estes momentos menos agradáveis..

Sabes é nisto que vos dou muito valor, porque quando penso se vou para perto do meu marido para angola, fico a pensar que não conseguiria superar esta distância enorme, mas tu nunca puses-te isso em causa e foste para estares com a família que crias-te, e por isso dou-te valor, não é fácil

Jokas
e também temos muitas saudades vossas
Isabel

Nós os cinco disse...

Banita, acredita que me emocionei a ler...acredito que gerir saudades deve ser um dos sentimentos mais complicados de se gerir....mas tambem acredito que quando estas cá aproveitas ao maximo e carregas energias para as proximas saudades!
Beijinhos

Tasha disse...

Banita, filha, já aqui vim umas 50 vezes e tentei comentar este teu post, mas de facto nao consegui porque sei o que sentes. Como sei...
Há dias em que se esgotam as partes boas do estar longe e nos rendemos á saudade imensa do nosso rectangulo.
Ás vezes o coracao acalma com as tais conversas do Skype, outras pelo contrário. Tenho dias que só me apetece enfiar-me na cama e acordar no dia seguinte, na esperanca que acorde melhor.
Dizem que passa com o tempo.. ENTAO QUE PASSE RÁPIDO!!

undutch disse...

E que vazio, Banita, e que vazio. Só quem o sente sabe como que é, para todos os outros é quase impossível explicar.
Um grande beijinho de solidariedade emigras. Anima-te, miúda! ;-)

Banita disse...

@ Ana C
De facto, há alturas em que não é nada fácil, pois deixamos tudo o que conhecemos para trás, literalmente! Beijinho também para ti.

Banita disse...

@ Only Words
É bem Portuguesa a palavra Saudade. Sinónimo de nostalgia misturado com tristeza pelos dias que vão longe e alegria quando nos lembramos de tudo o que nos é conhecido. Já só faltam 2 meses e meio para ir para PT. Passa num instantinho! ;)

Banita disse...

@ Mariinha
Obrigada pelas palavras carregadas de sapiência dadas pela tua experiência de vida. Só uma Mulher cujos filhos já saíram de casa ou uma pessoa que esteja emigrada noutro País compreende melhor esta saudade. Ela é muito mais forte do que quaisquer saudades de casa quando se está no nosso meio. Quando estamos rodeados do desconhecido, lembramo-nos mais do que é para nós o conhecido, a familiaridade das ruas, das casas, paisagens e pessoas! Acho que a única coisa que é igual é que estamos todos debaixo do mesmo céu (ainda que o vosso esteja um pouco mais cinzento do que o meu)!
Beijinhos.

Banita disse...

@ Kitty
Venham de lá esses ossos! Mas não abraçes com muita força que ainda me partes as costelas, lembra-te que eu sou só 46 Kgs de gente, tá?
Obrigada pelas beijocas que chegaram cá intactas! ;) Eu também gosto de ti, Kittizinha. Mando beijocas pela mesma via.

Banita disse...

@ Ana
Chega, chega! Estou surda com tantos beijos repenicados e já tenho as bochechas (lindonas , claro! ;) todas lambuzadas, és pior do que a minha filhota!

Banita disse...

@ Sandra
Já só falta metade do tempo que me faltava quando vim depois da Páscoa!
Beijinhos para ti também.

Banita disse...

@ Isabel
Fiquei assim depois do teu primo ter ligado para os teus pais... A tua Mãe que capriche na comidinha quando formos aí comer (como, de resto, costuma fazer sempre que nos sentamos à mesa) Eh, eh, eh!
Já estou a babar e não me faças babar mais senão ainda fico mais longe de vocês do que já estou, tal é a baba que se acumula no Oceano e faz afastar os dois continentes! :)
Beijinhos saudosos de todos vocês

Banita disse...

@ Nós os cinco
Estás cobertinha de razão! O problema das férias é que são sempre curtas! Mal dá para matar as saudades que levamos na mala, quanto mais para carregar energias, como dizes, para os próximos meses de saudades!

Banita disse...

@ Tasha
Melheri, tive de ler o teu comentário 3 vezes até perceber que não tinhas tido nenhum problema com o blog ao querer fazer um comentário e sim, porque estavas indecisa no que escrever!
Nada melhor que um emigra para entender outro emigra, não é verdade? Os nossos amigos que comentaram antes se tiverem saudades, vão ao café da esquina comprar um Pastel de nata e nós... nós temos de nos contentar em sonhar que o estamos a comer, né? Porra! Malditos Mexicanos que não sabem fazer doces!

Banita disse...

@ Undutch
Nós, emigantes é que nos entendemos, não é? É o desconhecido que nos abraça com tudo o de bom e de mau que isso tem! Em compensação, nós é que abraçamos o conhecido, com tudo o que de bom e de mau (qual mau?Assim de repente e comparando não estou bem a ver o que seja) isso tem! Beijinhos! Ah e já passou, o que me vale é que o meu estado de espírito nunca se mantém lá em baixo muito tempo! Sou tão distraída que me esqueço porque é que estava triste e a sofrer... por isso: back on track! Que é como quem diz: vou fazer-me à vida porque a morte é certa! Beijocas!

Precis Almana disse...

Vai-se tirar um curso de desenho :-p
Fora de brincadeiras, queres Sugestões? Escreve. Escreve tudo o que tenhas saudades, descreve situações pelas quais tenhas passado, tenta passar para o papel o que sentes quando tens essas saudades, e planeia coisas que queiras fazer com as pessoas.
Acho que alivia. Até porque te aproxima as pessoas.
E, quando vieres cá, não te deixes arrastar pelos afazeres familiares e guarda espaço para estares com os teus amigos. Eles agradecem-te e tu recarregas recordações.

magali disse...

Um enorme beijo de saudade que já aperta!!!
MAgali