sexta-feira, 22 de maio de 2009

A avó dos blogs!

A avó dos blogs morreu no dia 20 de Maio. Eu não conhecia a blogger com mais idade em toda a blogosfera, apenas a conheci aquando da notícia da sua morte. Dava pelo nome de Maria Amélia e quando comecei a ler o seu blog, percebi que de facto, a srª era extraordinária! Era Galega e tinha 97 anos!
Tudo começou em 23 de Dezembro de 2006, no seu 95º aniversário, quando o seu neto lhe criou um blog onde ela pudesse deixar as suas ideias e assim ela falava e ele escrevia! Assim, deixou Maria Amélia a sua marca no mundo virtual e real também! O neto teve o gesto mais bonito que eu já vi em toda a minha (curta) vida! O blog foi um sucesso e com o sucesso, o blog teve 1545311 visitas, já contando com a minha e um nº impressionante de 12 206 visitas nos primeiros 5 dias! A última entrada, penso que atingiu o nº máximo de comentários. Quando eu comentei já era o nº 250 e tal!! A avó está no you tube e no Facebook! Nunca vai desaparecer da nossa história e deixa uma lição de vida: nunca é tarde demais para aprender!
Ela fala da política em Espanha, da guerra no iraque, da sua juventude, da sua velhice e do seu assombro com a internet! Maravilhou-se com a internet e afirma que esta foi o seu médico, pois quando navegava se esquecia das dores! Explica que a internet é importante para os idosos, pois elimina barreiras e defende a criação de teclados brancos com letras pretas para que os idosos possam ver bem e cursores do rato diferentes, porque nas palavras dela: o cursor vai para zonas do ecrã que são brancas e deixa de se ver. Tudo limitações que, como ela diz, "quem é novo não pode saber, porque ainda não sabe o que é ser velho"!
Fez-me lembrar muito a minha avó, porque tinha muita vida e também se chamava Amélia, embora muita gente lá na terrinha a chamasse de Mariazinha, ainda que ela nunca o tivesse sido! E porque a minha avó se tivesse vivido um pouco mais e com mais saúde, era pessoa para se meter também ela numa aventura destas! E eu ajudá-la-ia, pois claro!! A minha avó morreu aos 96 anos, 1 mês e meio antes desta avó se estrear na blogosfera...
É assim que se transformam os dias dos velhotes bonitos, cheios de alegrias e não vazios, tristes e cheios de horas para queimar... Gostava tanto de ainda ter avós para mimar e lhes preencher os dias!!
Encham-se de coragem (porque eu já chorei baba e ranho a ler os cometários dos seus netos bloguistas espalhados pelos 5 continentes) e visitem a avó aqui!

6 comentários:

Samurai disse...

Não fazia a mínima ideia. Obrigado pela informação. E já agora adoro o nome "Banita".

Banita disse...

@ Polar
Eu também não tinha ideia e quando a conheci... já foi tarde! E tenho pena, pois acho que teria sido uma amizade virtual maravilhosa.
Cá em casa somos todos banitos, mesmo que até seja assim a atirar para o feiínho! LOL

R disse...

Banita:
Desconhecia completamente e tenho pena de só agora saber, depois da sua morte.
Mas agradeço-te muito o post. Essa senhora, devia ser uma pessoa cheia de garra e de genica. Assim vale a pena viver tantos anos.Já fui ao blogue e vou voltar, para ficar a conhecer melhor.
Um beijinho para vocês e bom Domingo.

magali disse...

Banita

Fiquei curiosa para ler o blogue da Sra Maria Amélia!
Já pensaste em nós quando formos velhinhas?? Já não nos vamos sentir tão sós porque a net existe;)
Haja saúde!!
Muitos beijinhos
MAgali

Banita disse...

@ Mariinha
Eu também tive pena de não chegar a tempo de interagir com a Abuelita. Resta-nos o consolo de ainda poder ler como ela era! :)
Beijinhos

Banita disse...

@ Magali
Quando formos velhinhas ainda vamos a net, ver o mail, ao hi5 (pode ser que nessa altura eu meta fotos minhas :P)
Um brinde às Amélias!
beijo grande