quinta-feira, 21 de maio de 2009

Será que a vaidade se herda?

Perguntei-me a mim própria enquanto a cabeleireira que vem cá a casa me cortava o cabelo... Sim, porque, assim como se herda ou não a beleza dos pais, pode muito bem herdar-se a vaidade!
Eu que nunca vi a minha mãe muito preocupada com cremes, nem pinturas, começou muito tarde a pôr creme, (também tem uma pele bonita e talvez por isso não tenha sentido necessidade mais cedo) ou pelo menos assim me lembro, nunca foi muito de usar pinturas, nem batôns. E eu e a minha mana, somos como ela!
Cremes: pouco ou nada usamos ( a minha irmã é o pouco, eu sou o nada que é como quem diz, uso durante uma semana, e depois fico 2 ou 3 anos sem pôr nada, porque simplesmente não me lembro e não tenho paciência).
Pinturas e batôns: dias de festa, saídas à noite, casamentos e baptizados.
Será que se eu tivesse tido uma mãe mais preocupada com a sua aparência, que fosse vaidosa, mesmo, eu também o seria? Não por herança genética, mas sim por vê-la a arranjar-se mais e a perder mais tempo com ela.
Será?
É que eu, confesso, não perco muito tempo a ver-me ao espelho. Uma olhadela rápida de manhã ao lavar os dentes e já está!! Salvo quando não estou segura se determinada peça me fica bem, porque nunca me senti bem com ela, mas ainda assim comprei-a! (as mulheres fazem estas parvoíces...)
Gosto de cortar o cabelo e receber esses mimos das massagens suaves da cabeleireira o que acontecia de 3 em 3 anos (agora mais amiúde, pois decidi que quero o cabelo mais curto pois tira-me 10 anos de cima), mas não tenho paciência para pôr cremes todos os dias, de manhã e à noite, escovar o cabelo seco nem pensar (como é encaracolado fica como o da Diana Ross), muito menos para pinturas! Ainda assim, ontem comprei um estojo de pinturas só pela diversão de me arranjar em dias de festa!
Será que algum dia, ainda vou ser uma mulher vaidosa?
Quando falo em vaidosa, estou a pensar nas mulheres que se arranjam todos os dias, com cremes, pinturas e não de andar mal vestida, porque isso de andar mal vestida, também NÃO ANDO! Não pareço uma tipa dos anos 80 com camisas às riscas e pull-over aos quadrados!! Sei combinar muito bem a roupa, mas... falta-me o resto!
Xiiii: que pirosa, em vez de lhe chamar maquilhagem, chamei-lhe pinturas... por aí se vê a minha falta de vaidade!!

21 comentários:

Silvia disse...

Olá Banita, obrigada pela visita.
Eu sinceramente acho que é herança. A minha mãe nunca foi de pinturas e cremes só a vejo por agora. Eu é carinha lavada todos os dias. Mas confesso que gostava de ter jeito para me maquilhar!
Bjokas grandes.

P.S- Bons treinos!!!

Banita disse...

@ Sílvia
Bem aparecida sejas, aqui por terras mexicanas!
Só espero que a minha filhota não seja tão preguiçosa para cuidar-se como a mãe... Senão... Acabamos com a Indústria de Beleza!!

Nós os cinco disse...

Antes de mais parabens pelo excelente blog! Gostei muito...

Eu sou o oposto da minha mãe..ela sempre se cuidou, sem exageros mas sempre me lembro de a ver bem arranjadinha e de maquilhagem, ja eu é só carinha lavada, cabelo penteado e ja está!

Banita disse...

@ nós os cinco
Obrigada pelo elogio. :)
E pronto, com o teu comentário lá se vai a minha teoria pelo cano abaixo!! Será que as mães de agora também têm mais falta de tempo? (Eu tempo tenho, não tenho é vontade, nem o hábito enraízado!)

Miguel disse...

Olha Banita, cada um é pró que nasce!!!
Mas aquelas que andam sempre pintadas, tipo gueixa, também enjoam!!

Banita disse...

@ Miguel
Tipo gueixa, também me parece demasiado! :) Mas ainda bem que há homens que ainda gostam da cara lavada! É sinal de que a Indústria da Beleza, ainda não lhes corrompeu os gostos! O Banito também é assim! :)

Irina A. disse...

Banita, eu estou contigo, o cabelo penteado e os dentes lavadinhos e siga a dança.
Mas acho que ainda vamos ser umas velhas daquelas pirosas que pintam até os dentes ahahaha digo isto dada a nossa falta de jeitinho para a coisa :D

Claro que isto é uma piada, até porque quem é bonito tudo lhe fica bem ;) eheheheeh sou modesta não? :)

Precis Almana disse...

Ahahahah (pelas pinturas)
Olha, já pensei muito sobre isto e acho que sim, que é mesmo como descreves. A minha mãe sempre pôs creme, mas nunca se pintou (a não ser base e talvez rimmel, mas coisa pouca). Assim, eu cresci igual, curiosamente com pena da parte dela, que a determinada altura - já tarde, pensava eu - me queria "envaidecer". O curioso é que por volta dos 38 deu-me "a maluca" e comecei a comprar maquilhagem e a fazer experiências, e hoje em dia pinto-me, ainda que pouco, mas pinto-me praticamente todos os dias. Engraçado, não é? Portanto, se algum dia sentires necessidade eu acho que irás pintar-te. Por enquanto, pelo menos põe creme. Não faz mal e evita a secura da pele que é muito chata para as rugas.
Beijitos à ita Banita

Vera disse...

Olha é mesmo herança!!! A minha mãe cuida se imenso...cremes limpezas de pele, manicure, pedicure e por ai:...quanto á maquilhagem só mesmo rimel e um pouco de protector solar na cara com um pouco de cor que é bem melhor que a base; pois é mais soft!!! E eu olha sou igual...cuido me...até porque nos faz muito bem ao ego, mas confesso: ao fim de semana é só lavar a cara o belo creme hidratante e roupa desportiva!!!
Áh e se ás vezes me descuido um cadinho com cabelo ou roupa lá tá a minha mãe a melgar me...( mas verdade seja dita...a minha mãe ás vezes passa por minha irmã...he he he ) sempre se cuidoue eu tento seguir lhe os passos!!

Tasha disse...

Olha, nem sei que te diga...
Sou muito vaidosa. Tenho pouco tempo agora para isso, mas cresci com a minha mae a arranjar-se e a pintar-se, pois trabalhava numa companhia aérea e era obrigatório que as mulheres andassem maquilhadas. Cedo aprendi a gostar de me pintar, mas apenas base, rimel, lápis nos olhos e um batom neutro. Tenho horror de parecer um misto de palhaco com arvore de Natal...

Ana C. disse...

Banita padeço do mesmo mal e a minha mãe sempre se pintou. Não muito, mas não dispensa ainda hoje o seu ritual antes de sair de casa. Já eu...
Não ando mal vestida, mas não tenho paciência para me pintar. O máximo que a minha pachorra permite é blush e gloss. Mas mesmo assim há séculos que nem isso ponho. Dá-me uma preguiça mortal. O facto de usar óculos durante anos também me tirava a vontade de me dedicar mais, pois parecia-me sempre idiota maquilhar-me de óculos...
Em suma, não herdei este traço da minha mãe :)

Samurai disse...

Não acho que se herde. Acredito que ajuda a forma como vemos a nossa mãe agir, nisso e em muitas coisas. Mas depois acredito que dependa de cada um. Pessoalmente, acho que uma mulher deve ser vaidosa qb, nem demais, nem demenos. Mas normalmente as mulheres que não se maquilham é pq são naturalmente bonitas, sem artifícios, como a S.. Pode-se dizer que sim, que é assim.

Banita disse...

@ Kitty
Isso NÃO!! Não há nada pior do que ver velhotas de dentes pintados!!!
Acho que mesmo que sejamos bonitas, não me parece que fiquemos bem de dentes pintados... digo eu! LOL
Beijinho

Banita disse...

@ Precis
Vou tentar seguir a deixa do creme, senão qualquer dia pareço um shar-pei!! Muito lindos e fofinhos, mas cheios de rugas!

Banita disse...

@ Vera
A minha mãe tem uma pele óptima, vai fazer 60 anos este ano e não parece nada! Tem um corpo invejável, mesmo depois de 2 filhas e tudo ao natural! Talvez por isso, eu também lhe siga os passos de não me preocupar muito... mas tenho de me começar a preocupar, senão a minha filhota vai andar maria-rapaz até muito tarde!!

Banita disse...

@ Tasha

Um casamento de uma árvore de Natal com um palhaço deve dar qualquer coisa no mínimo engraçada!!! LOL
Sabes que todas as mexicanas se pintam muito? E o engraçado é que lhes fica bem! Um dia destes ainda dou por mim a pintar-me como elas... ah, ah, ah! Em roma, sê Romano!

Banita disse...

@ Ana C
Sim, maquilhagem por baixo dos óculos eu também não gosto de ver. Mas, infelizmente nem toda a gente usa lentes ou pode/quer fazer a operação...
Mas agora, já podes perder mais tempo com isso, pois já te vês melhor! :)
Eu nem blush, nem gloss, nem nada. Água na cara e siga para bingo!

magali disse...

Banita
Claro que isso tem tudo a ver com a mãe mas não só!!!
Se tivéssemos necessidade por questões profissionais talvez foosemos mais vaidosas.
Mas banita nós não precisamos disso, somos lindas! já nascemos assim LOLOLOL
Sortudas:):)
beijinhos
MAgali

Miss G disse...

Eu acho que há rituais que se aprendem dos pais, como é o caso da maquilhagem. A minha mae tinha os seus pequenos cuidados, mas muito básicos, quando eu comparei com os que as minhas colegas tinham aprendido em casa. É como tu dizes, quem tem uma pele naturalmente bonita, nao precisa de se esconder com maquilhagem. Quanto a este tema, acho que menos é mais, embora em dias/noites especiais uma boa "pintura" seja muito boa.
No meu dia-a-dia só uso rimel, uma sombra muito discreta um pouquinho de blush. E chega!

Banita disse...

@ Magali
Somos "drop dead gorgeous" que é como quem diz: lindas de morrer!! LOOOOOLL
E sim, tens razão: se tivessemos necessidade profissional, já éramos vaidosas. Assim, sendo... a vaidade fica no tinteiro!

Banita disse...

Miss G
Bem-vinda ao banitos. :)
Ai, mulher e tens paciência para fazer isso todos os dias? Eu, acho que a única maneira de por creme todos os dias é mesmo usar maquilhagem (não é pinturas, já ando a aprender qualquer coisinha, porque assim, teria de usar creme para tirar a dita maquilhagem! Anda por aqui uma preguiça instalada há mais de 15 anos...