quarta-feira, 13 de maio de 2009

Post para reflectir.

Recebi este por mail e não resisti a partilhar com os Pais e Mães que trabalham todo o dia fora de casa sem estarem com os seus filhos.
Mário Cordeiro, pediatra, disse na semana passada numa conferência organizada pelo Departamento de Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras, que muitas birras e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos. Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar, largar a pasta e o telemóvel e ficar exclusivamente disponível para eles, para os saciar.
Passados dez minutos eles próprios deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras. Estes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida.
Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia. A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção.
Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o telemóvel tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia.
Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras.
Por outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma.
Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais-homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor.
in Boletim de Julho da Acreditar
Agora só me falta entender porque é que a Banitita faz tantas birras e durante todo o dia se eu estou sempre com ela... Alguém dá dicas?

15 comentários:

Ana C. disse...

Quantidade não é sinónimo de qualidade.
A minha tem 3 anos e tem estado sempre comigo, só vai para a escola em Setembro. É virtualmente impossível estar 24 horas a dar-lhe a atenção que ela quer, pois já estaria com os cabelos brancos até aos pés.
Mas dispenso-lhe uma hora de atenção exclusiva. Faço desenhos, puzzles, até vejo os desenhos animados com ela. Noto que ela se ressente quando o pai chega a casa e não lhe dá atenção. Se for preciso faz o pino para ele lhe dedicar 5 minutos e queixa-se mesmo: Tu não me ligas nenhuma. Quando ele tenta disfarçar e despachar a coisa também não resulta. Tem que ser mesmo atenção focalizada.
Os putos são TRAMADOS.
Mesmo quando estamos tipo zoombies a fingir que os ouvimos, eles percebem que não os estamos a ouvir...
Acho que têm radares...

Miguel disse...

O meu Gabi é assim também!! Quando quer a minha atenção é um verdadeiro massacre!! Mas se estou com ele a 100% durante algum tempo ele acalma-se e começa a brincar sozinho.
Quanto à tua Banita: todo o dia com a mesma pessoa? NINGUÉM AGUENTA!!!
LOL

Banita disse...

@ Ana C
Como é que consegues que ela se entretenha sozinha durante as outras horas que não é a vossa? É que a minha está sempre a querer a minha atenção e eu já estou de cabelos em pé há quase 2 meses... Mesmo que lhe dedique uma hora por dia, só para ela, para fazer o que ela quiser... NÃO LHE CHEGA!!! :( :( Estou desejosa que chegue a próxima semana para ela andar menos chata porque já vai para o colégio durante a manhã!

Banita disse...

@ Miguel
A minha piquis não me deixa com essa facilidade...Já nem eu a aguento... Maldita gripe!

Ana C. disse...

Eu estou sempre a repetir a mesma palavra, mas rotina é a minha chave.
Manhãs passeios, visitas a algumas capelinhas. Almoço juntas. Sesta é SAGRADA. Depois da sesta brincamos, vemos televisão, qualquer coisa juntas. Ela também se entretem a ver o canal panda. Depois chega o pai e a melguice cai em cima dele ;)
Mas estar presa em casa é enlouquecedor sim.
Não sei como é aí, mas nesta trampa de país não há espaços de lazer a pensar nos míúdos. Um lugar onde os possamos levar, sentarmo-nos a relaxar enquanto eles brincam e gritam à vontade. pois há sempre perigos em todo o lado, é tudo mal pensado. Olha Portugal é uma merda de um país para se ter filhos, por isso eles vão para a escola tão cedo.
Na Suécia sim aí é o país certo para parir e criar putos.

Salpicos de luz disse...

Se com uma criança é assim.. imagina com 3 :)))
Mas, o referido pediatra tem razão. Se lhe der-mos a atenção exigida por eles, eles acalmam. Agora, o pior é que quando acabo de dar atenção a um... o outro já está à espera... e depois eé a vez da bebe... e depois voltamos ao mesmo! LOL
eles cansam-me, deixam-me de rastos. Mas, eu sou torta e não vou atras das birrinhas inexplicaveis deles. querem fazer birra? Optimo, quanto mais birra fizerem menos lhes ligo. E se esticarem muito a corda, vão pensar um bocadinho para o quarto e digo-lhes que quando estiverem calminhos, a mamã tem todo o prazer em ouvi-los e dar-lhes miminhos. E sabes que mais?? Funciona! Já perceberam que birrinhas não colam com a mamã! ... ai mas qque custa não ceder... custa!
bjokinhas

JBrito disse...

Aqui;
http://jorgebrunabrito.blogspot.com/2008/07/importncia-de-chegar-casa.html
E aqui;
http://jorgebrunabrito.blogspot.com/2009/04/birra.html

Perguntarás se vai ajudar alguma, obviamente que responderei; Que claro que não, porque em suma, cada puto é o que é, não há volta a dar, mas há coisas que têm de se fazer, arriscava a escrever de que a Pediatria é muito mais complexa que a Filosofia (dos peixes).

Anónimo disse...

Tudo isso é verdade, sim senhora! A chiquilim requere a nossa atenção do tipo: senta aqui pa brincar ou vamos dançar ou aquela que nos deixa de rastos MIMINHOS, quando ela diz esta palavra até podemos tar em cima de um movel a fazer alguma coisa e num largamos tudo é IRRESISTIVEL!! Quantos ás birras...não temos muita razão pois desde muito cedo nunca demos muita importância a estas senhoras...quando começava a chorar deixavamos a e iamos para outra divisão com a maior das naturalidades continuar os nossos afazeres e depois ela lá se calava o que é certo é k fez isto umas quantas vezes e viu que não resultou e olha!!! Agora se chora porque quer uma coisa nós só lhe dizemos: já paraste?? e ela cala se e diz sem chorar o que quer...enfim é LINDA!!!!!
Mas claro o que resulta com a minha pode não resultar com outras, mas uma coisas é certa; temos de ser firmes e nunca ceder a uma imposição.

Jinhos

Vera disse...

Ups!!!acho que me esqueci de assinar o meu comentário ..he he he...

cvcsvg disse...

eu já tentei fazer isso.. e realmente eles ficam mais calmos, mas não se "afastam" passado um pouco.. querem sempre mais!! Então prefiro guardar a brincadeira para depois dos jantares!

Banita disse...

@ Ana C
Se eu estivesse aí, tinha milhares de coisas para fazer e ela viria comigo, mas aqui, no pueblito, pequenito onde não há nada para fazer, não tenho carro e ainda por cima continuamos de quarentena por causa da gripe... Me estoy volvendo loca!!

Banita disse...

@ Mia Salpicada :)
Acho que a minha é pior do que mil crianças juntas! ;) Ela sempre chorou muito, desde bebé. Sinceramente, não me lembro se a deixava chorar quando fazia birras, isto porque já não me lembro das birras de bebé, mas sim, das birras constantes de quero ver isto, quero ver aquilo... E é tão cansativa, esta minha filha... Sei que também se porta pior porque estamos de quarentena, ela fica aborrecida e eu também... Agora deixo-a chorar muitas vezes, mas mesmo assim... ela chora mesmo muito, pá!

Banita disse...

@ Jbrito
Eles nos infantários não fazem birras... só em casa...
Irritam-me as birras porque depois de eu me zangar com ela, ela continua a fazer birra porque se quer portar bem e quer ser uma menina linda!! Quando é que isto acaba?? Quando?

Banita disse...

@ Vera
Eu percebi que eras tu, trataste a tua filha por chiquilim, só podias ser a mulher do JBrito! :D
Estou farta, mas felizmente a provação está a chegar ao fim :) Para a semana já vai para o colégio!! Yupiiiii!

Banita disse...

@ Mãe de quase 3
Eu honestamente acredito que eles se entretêm mais uns com os outros do que sozinhos... fico à espera que ela melhore o feitio quando tiver um mano ou uma mana! Até lá tenho de aguentar, lá vou dando umas palmadas e prescrevendo alguns castigos...
Ela é mesmo chata e chorona, xiça!