terça-feira, 5 de maio de 2009

Geração mil € ou a Geração dos desempregados?

É da minha convicção que quando se procura um emprego, mais tarde ou mais cedo se encontra um, pelo menos quando se tem menos de 30 anos e até aos 35. Eu fiquei desempregada em 2003 com a desculpa da crise (já na altura) e depois de 200 CV enviados (sim, leram bem, foram precisos 200!) alguém se interessou pelo meu currículo e quis dar-me a possibilidade de ter um emprego! Ainda que fosse a recibos verdes e sem ganhar muito, eu nem olhei para trás, estava há um ano e meio no desemprego e já estava farta de procurar!
A geração anterior à minha, arranjava emprego com facilidade e facilmente construía uma carreira em que conseguia ter um bom ordenado ao fim de alguns anos e a estabilidade emocional e financeira alcançada devido a isso.
Hoje, hoje não é bem assim... multiplicam-se os CV em cima das mesas (ou no outlook) e quem não arranjou uma carreira antes dos 30 é mastigado e cuspido pelas entidades empregadoras.
Não é fácil mudar de emprego e ter uma carreira, pois não, mas se nunca tentarmos, seguramente nunca vamos conseguir!
Há que ser ambicioso q.b. para que não nos contentemos com um qualquer emprego temporário. Pois um emprego temporário, é isso mesmo, é por um período, curto de preferência, de tempo.
Também acredito que quanto menos exigentes formos sendo no tipo de empregos que aceitamos, mais facilmente nos contentamos com qualquer um e não com aquele que achamos que até gostamos e com o qual podemos fazer a nossa pequena maravilha.
Por outro lado, hoje a vida está uma putice, pois ninguém quer dar oportunidades a ninguém e muito menos ensinar alguém! Claro, ficamos assim com a pescadinha de rabo na boca: não me dão emprego, porque preciso de experiência, mas ninguém me quer dar uma oportunidade para que eu venha a ter a experiência!
Há quem diga que, quando temos emprego, somos a geração dos mil €, ou seja, ganhamos mil € durante anos a fio, sem nunca passar disso! Quem me dera, alguma vez ter ganho isso... infelizmente na minha curta experiência de trabalho, isso nunca aconteceu!
Agora, eu pergunto, como é que uma pessoa sozinha a ganhar mil €, consegue pagar casa, contas, comprar comida, roupa, calçado e ainda sobrar dinheiro para comprar algum mimo para si ou para oferecer ou juntar para uma viagem ao preço exagerado que as coisas estão?
A coisa está negra e vamos de mal a pior... até tenho medo por mim quando andar de novo à procura de emprego e pela Banitita quando chegar a altura de ela arranjar emprego!

12 comentários:

Ana. disse...

Não te preocupes com a banitita, que quando chegar a altura dela já esta bosta de economia deu uma valente volta!
Agora no que diz respeito a ti, pode não vir a ser fácil, mas desde quando é que isso significa que baixes os braços? Tu não estás a viver onde estás porque é fácil, pois não?

Querendo, consegues tudo!!
;)

Banita disse...

@ Ana
Eu preocupo-me comigo qd voltar para PT (se voltar)com a família e com os meus amigos que vejo-os a ter filhos cada vez mais tarde por causa deste país que não andam para a frente! Parece que está enguiçado, porra!

Carla Santos Alves disse...

Olá querida

Em resposta ao que me perguntaste no blog, podes fazer a encomenda atraves do mail carlaisabel.casacheia@gmail.com

beijinhos

Tasha disse...

Podes krer que tens razao... Esta vida é mesmo uma bosta e depois morremos.... Isto no que diz respeito a empregos. Depois dos 25 anos estamos velhos para o mercado de trabalho portugues. Muito diferente do que encontro aqui pelo UK. Aqui é proibida a discriminacao pela idade. Nem pensar! Em relacao aos 1000 Euros... Quem me dera... Desde que deixei a profissao com que sonhei porque me desiludi com ela e resolvi embarcar numa de mudanca radical e em trabalho temporário e precário, esquece lá os 1000 Euros.... Nunca mais!!!
AH! E com 37 anos, nem penso em voltar para o mercado de trabalho portugues. No way!!

Samurai disse...

É verdade, as coisas não estão fáceis. Nada fáceis. Mas desde que nasci - e isso já aconteceu à 35 anos - que Portugal está em crise. Por isso já nos habituamos. Infelizmente para quem cá vive ou quer viver parece que isto nunca passa. Daí a canção nacional ser o fado. Eu sinceramente gosto mais da música brasileira. Apesar de tudo, temos bom tempo.

Only Words disse...

Realmente já não existem países de oportunidades. E, sinceramente, não creio que essa "moda" volte a existir, pelo menos nos moldes de há 15 anos atrás. Acredito que só vence quem realmente for à luta, quem não desista perante as adversidades, quem for trabalhador e muito bom no que faça!

Banita disse...

@ Carla Isabel
Vou já mandar mail! :)
beijinhos

Banita disse...

@ Tasha
É uma sociedade trabalhadora com uma mentalidade mais evoluída do que a nossa... não sei porque não olhamos para o lado, em vez de olharmos para dentro...
Sim, aos 37 é tarde para o nosso mercado, eu talvez ainda tente aos 35, mas sem grandes esperanças. :(

Banita disse...

@ Polar Azul
Benvindo ao meu tasco!
Sim, tens razão... acho que estamos em crise desde há séculos!
Música brasileira tb sou fã :)
Aqui o clima é melhor, apesar dos pesares, valha-nos isso! :)

Banita disse...

@ Only Words
Preocupa-me é que apesar de a pessoa ir à luta não vença devido a patrões quadrados com as suas ideias retrógradas relativas à maternidade... Melhores dias virão! Espero...

magali disse...

Banita,

O que te quero dizer em relação a isso é que alguma coisa vais arranjar para fazer! Nem que juntas montemos um "negócio da china", vai pensando!

Muitos beijinhos
MAgali

Banita disse...

@ Magali
Vai tu pensando nesse lado do oceano que eu penso deste lado! A ver se juntas encontramos a loja da China! LOL