quarta-feira, 29 de abril de 2009

Assim está o México, a braços com a gripe suína:

Hidalgo: Mortos 0, Confirmados casos de Gripe Suína 23, Casos Suspeitos 196

Campeche: 0, 0, 1

Baja Califórnia: 2, 0, 378

Aguascalientes: 3, 43, 32

Coahuila: 0, 0, 20

Chihuahua: 0, 0, 2

Oaxaca: 1, 1, 64

Sonora: 0, 0, 280

Puebla: 0, 0, 19

Quintana Roo: 0, 2, 32

Querétaro: 0, 3, 30

Michoacán: 0, 3, 21

Morelos: 0, 4, 17

Nayarit: 0, 1, 0

Tamaulipas: 1, 34, 340

Guanajuato: 0, 0, 37

San Luís Potosi: 13, 13, 100

Veracruz: 0, 1, 23

Yucatán: 0, 0, 3

Tlaxcala: 0, 35, 245

Zacatecas: 1, 0, 37

Jalisco: 0, 0, 0

Nuevo León: 1, 1, 53

Guerrero: 1, 9, 19

Estado do México: 4, 76, 64

Distrito Federal do México: Mortos 26, Mortos com gripe suína confirmada 7, casos confirmados 89, suspeitos 346

Durango: Mortos 0, Casos estudados 134, casos com sintomas 2

Foram as notícias dos números do México que passaram no telejornal na TV.

Não apareceram os estados de Sinaloa e Chiapas.

Éramos para ir para Acapulco, mas já não vamos. Com estes números é demasiado perigoso ir seja para onde for...

Foram também adiadas as estreias de filmes nos cinemas, para além de restaurantes, estádios, cinemas fechados e desfiles cancelados. São proibidos todos os actos massivos. As igrejas fecharam e a da minha zona, não fechou , mas suspendeu o acto dos beijinhos e apertos de mão nas missas (aqui chama-se saludo de paz, aí confesso que já não vou à missa há tantos anos que não me lembro como se chama).

Espero que a gripe nos passe ao lado, mas já li notícias de jornais na net de que havia 2 casos suspeitos na minha vila e numa vila próxima outros dois suspeitos, essas sim, deixaram-me bem preocupada.

A OMS subiu o nível de alerta para 5- pandemia é eminente. Parece que vocês, caros e-leitores, também já têm com que se preocupar.

Vou dando notícias. Até amanhã.

13 comentários:

Irina A. disse...

Banita, tomem cuidado, muito cuidado mesmo, usem as máscaras sempre que sairem à rua, mais vale prevenir... Cuidem de vocês por ai por favor! Vai dando notícias. Quero saber se tu e a tua familia estão bem, vai passando aqui todos os dias por favor.
Um beijinho
Kitty

Ana C. disse...

Pois eu já estou preocupada há muito tempo...

Banita disse...

@ Kitty
Mil obrigadas pela tua preocupação!
Não vou faltar à chamada! Já comprámos as máscaras apesar de já terem esgotado nalgumas farmácias, só podermos comprar 5 por pessoa e tencionamos utilizá-las!

undutchablegirl disse...

Ai miúda, que a coisa tá mesmo feia! Cuida-te! Tu e a tua família!
Aqui na Holanda ainda não se sabe de nenhum caso, mas não deve tardar, porque parece que já há qualquer coisa na Bélgica.
Beijinhos

Banita disse...

@ Ana C
Pois eu, se estivesse em PT, só agora começava a preocupar-me e digo-te que há 3 dias que ando sempre "em cima" do site do jornal mexicano, hoje até vi as notícias na TV e já estou farta de tanta preocupação! É só mortos, doentes, hospitalizados, casos suspeitos e confirmados, 1500 medidas sanitárias em vigor... Quando é que isto acaba??
Estou farta! Porra!

Banita disse...

@ Undutch
:) Obrigada undutch!
Se o vento estiver de feição, o melhor é por esses moinhos funcionar a toda a brida, para não deixar entrar a gripe vinda da Bélgica!
Beijinhos!

R disse...

Banita:
Estou preocupada por vocês. Vê lá não saias muito por aí. Não podes fazer as compras para mais dias, para não andares muito exposta?
Estou afastada uns tempos, mas virei aqui todos os dias para saber de vocês. Vai dando notícias,por favor.Cuidem-se bem, não facilitem. Beijinhos para os três.

Ana. disse...

Ai Banita...
Todos os dias penso em ti e nos teus banitos.
Caramba, não podes meter as malas a caminho e vir para cá mais uns tempinhos?
Já estou como a Mariinha, compra muita comida e tenta sair pouco de casa...
O banito ainda está a trabalhar?

Beijinhos
;)

Tasha disse...

Inventem jogos caseiros, facam bolinhos, ocam musiquinha e dancem. Mas nao vejam TV nem saiam á rua (se o fizerem usem mascara). A malta sabe que isto é a sério. Cuidem-se please...
Nós aqui no UK já temos 5 casos confirmados...
Vou passando por aqui para saber noticias.

Banita disse...

@ Mariinha
:) Nós estamos bem e a tomar as precauções recomendadas. Só vamos às compras no sábado e vamos de máscara!
Beijinhos para ti e para os teus.

Banita disse...

@ Ana
Nesta altura considero que é mais perigoso passar pelos aeroportos do que ficar fechada em casa até passar a núvem de vírus! Sim, o Banito trabalha hoje e amanhã de manhã. Depois folga até 2ª feira.

Banita disse...

@ Tasha
Estou a meio do exílio e já estou farta de cá estar... :)
Obrigada pelas dicas.

Only Words disse...

Tomem todos os cuidados possíveis. Não se arrisquem por nada deste mundo. Toca a usar máscaras e evitar sair de casa! Caramba, mas que raio de gripe esta! Vai-nos colocando a par de tudo. **